Teste e Mitigação de Radônio em Propriedades para Aluguel – Projeto de Lei 26-22 do Condado de Montgomery


Introdução

O Projeto de Lei 26-22 do Condado de Montgomery é uma legislação significativa que trata do teste e mitigação de radônio em propriedades para aluguel no Condado de Montgomery, Maryland. Essa lei, promulgada em 1º de novembro de 2022 e entrando em vigor em 1º de julho de 2023, tem como objetivo proteger a saúde e o bem-estar dos inquilinos por meio da implementação de medidas necessárias para lidar com os perigos do radônio. Neste post do blog, exploraremos a importância do Projeto de Lei 26-22 e suas principais disposições.


Compreendendo o Projeto de Lei 26-22

Os principais objetivos do Projeto de Lei 26-22 do Condado de Montgomery são:

Teste de Radônio:

  • O projeto de lei estabelece que os proprietários de casas unifamiliares e unidades multifamiliares devem realizar um teste de radônio antes de alugar uma unidade a um inquilino em potencial. Os resultados do teste devem ser obtidos até três anos antes da data de início do contrato de locação ou de um adendo ao contrato (por exemplo, renovação do contrato de locação).

Requisitos de Locação:

  • No momento da assinatura do contrato de locação, os proprietários devem fornecer aos inquilinos uma cópia dos resultados do teste de radônio, certificando que as concentrações de radônio estão abaixo do nível de ação recomendado de 4 picocuries por litro (pCi/L) estabelecido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). Além disso, os proprietários devem incluir uma cópia do guia de radônio da EPA para inquilinos ou um folheto equivalente aprovado pelo Departamento de Proteção Ambiental.

Direitos dos Inquilinos:

  • Inquilinos existentes têm o direito de realizar um teste de radônio ou contratar um profissional de radônio para testar a unidade em que residem. Se os resultados do teste indicarem níveis de radônio iguais ou acima de 4 pCi/L, o inquilino deve notificar o proprietário por escrito dentro de 14 dias e fornecer uma cópia dos resultados do teste. Mitigação de Radônio: Ao receber um aviso de um perigo de radônio de um inquilino, os proprietários devem realizar um teste de radônio de acompanhamento dentro de 14 dias para confirmar a presença de radônio. Se confirmado, o proprietário deve mitigar os níveis de radônio dentro de 90 dias, seguindo as normas recomendadas pela EPA, e realizar um novo teste com um profissional certificado. O inquilino deve então receber uma cópia final dos resultados do teste, demonstrando uma mitigação bem-sucedida.

Cobertura de Custos

  • Os proprietários são responsáveis por cobrir os custos associados ao acompanhamento, confirmação ou novo teste de radônio na unidade de locação.

Resolução de Disputas:

  • Em casos em que haja resultados de teste conflitantes entre o inquilino e o proprietário, os testes realizados por profissionais de radônio e os resultados de testes a longo prazo têm precedência sobre os resultados a curto prazo. Se as disputas persistirem, um profissional de radônio de terceiros, acordado mutuamente, deve realizar um novo teste seguindo as normas recomendadas pela EPA.

Divulgação de Radônio:

  • Os proprietários devem divulgar por escrito a cada inquilino, dentro de 14 dias de um teste de radônio confirmado, quaisquer concentrações elevadas de radônio que excedam o nível de ação recomendado pela EPA.

Rescisão do Contrato de Locação

  • Inquilinos têm o direito de rescindir o contrato de locação sem penalidades se o proprietário não mitigar os níveis de radônio dentro do prazo especificado. Um aviso de intenção de rescisão por escrito deve ser fornecido pelo inquilino ao proprietário, permitindo ao inquilino desocupar o imóvel.

A Importância do Projeto de Lei 26-22

O radônio, um gás radioativo natural, pode infiltrar-se em edifícios por rachaduras e aberturas na fundação, representando riscos à saúde. O Projeto de Lei 26-22 do Condado de Montgomery lida com essa preocupação, enfocando testes, divulgação e mitigação.

Antes da locação, o projeto de lei exige testes de radônio, capacitando os inquilinos a tomar decisões informadas sobre suas futuras casas. Requisitos de locação garantem informações precisas sobre os níveis de radônio, permitindo precauções adequadas para a saúde.

Proprietários são obrigados a mitigar prontamente os níveis de radônio, protegendo os inquilinos de exposição perigosa. Sem a mitigação adequada, inquilinos podem rescindir contratos sem penalidades.

Essa legislação protege a saúde dos inquilinos, criando ambientes seguros. O Condado de Montgomery demonstra liderança ao priorizar o bem-estar dos residentes. Mitigar o radônio em espaços habitáveis é essencial para uma comunidade mais segura.


Conclusão

O Projeto de Lei 26-22 do Condado de Montgomery é um marco na proteção dos inquilinos contra o radônio. Com testes, divulgação e medidas de mitigação, garante ambientes seguros. Inquilinos têm direitos e a lei entra em vigor em 1º de julho de 2023, demonstrando compromisso com o bem-estar. Criando comunidades saudáveis e reduzindo riscos dessa ameaça silenciosa.

Daisy Rezende owner of Smart Home Inspects

Deise (daisy) Rezende

Proprietária da Smart Home Inspects & Smart Home Radon


Deise Rezende é a proprietária da Smart Home Inspects e Smart Home Radon, com uma paixão pela gestão doméstica e qualidade do ar interno. Como presidente atual do Capítulo MD da AARST, ela se dedica a aumentar a conscientização sobre o gás radônio e promover ambientes de vida seguros. Deise possui certificações em testes de radônio, inspeção de sistemas de mitigação de gás do solo e inspeção de mofo. Ela é membro do National Radon Speakers Bureau e da IAQA. Com a crença no aprendizado contínuo, Deise busca expandir seus conhecimentos na área. Sua expertise e comprometimento com a excelência a tornam uma autoridade confiável em gestão doméstica e qualidade do ar interno.

Frase favorita: “Quanto mais você aprende, menos você sabe.” Socrates